sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval, a festa da carne

Póstado - Pelo Pastor - Narciso Almeida Borges

Já tem o nome carnaval, festa da carne
Quem quiser ter vida eterna, não pode fazer a vontade da carne.
A carne não erda a vida eterna.
(I Corintios 15:50) - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Jesus disse-lhe. que da carne não aproveita nada;
(João 6:63) - O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
(I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
(I João 2:17) - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

(Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

(Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

(Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

(Romanos 8:6) - Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

(Romanos 8:7) - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

(Romanos 8:8) - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.



(Romanos 8:13) - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.


O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sendo influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Na França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem européia, alguns personagens como o Rei momo, o pierrô e a colombiana entre outros foram incorporados ao carnaval brasileiro. Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) se tornaram mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim, aos carros alegóricos.

No século XX o carnaval se tornou mais popular e teve um crescimento considerável neste período surgindo as famosas marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa Falar”.
Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir daí, o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. No Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciam os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.

Na região Nordeste, algumas cidades como Recife e Olinda permaneceram com as tradições originais do carnaval de rua. As pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas como o axé.
No entanto, há bailes e blocos de Carnaval que levam nomes tais como: "Filhas d’Oxum", "Filhas de Olorum" (Orixás), "Baile do Diabo", "Noite do Diabo", "Festa do Diabo" o que leva a pensar que o Carnaval é patrocinado pelo Diabo e por seus demônios. Isso explica tantas dores, roubos, violências e muitas mortes.

ÁLCOOL: Um ponto a ser destacado, é que nesse período, há um abuso do álcool aumentando os riscos à saúde em decorrência do excesso no consumo de álcool. No Carnaval, são altos os índices de acidentes e violências agravados pela ingestão de bebidas alcoólicas, inclusive pelas características socioculturais desse feriado para os brasileiros.

O álcool é o principal responsável pelas inúmeras mortes no Carnaval. Na maioria dos países, o álcool tem um impacto ainda maior em termos de mortes, ferimentos e custos econômicos se comparado com as drogas ilícitas.

PROSTITUIÇÃO: Nesse período, é constante a propagação de camisinhas incentivando o sexo promíscuo. Postos de saúde distribuem camisinhas de forma gratuita. A alegação é de “fazer sexo de forma segura” e com isso, impedir doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada (o que de fato, não acontece). A prostituição que cresce de forma assustadora em cada estado, no carnaval atinge o ápice da imoralidade e da falta de pudor.

É comum ligar a TV e ver mulheres nuas com o corpo pintado ou seminuas desfilando em carros alegóricos. Artistas globais mostram suas curvas e tentam despertar a libido de quem assiste a todo aquele “espetáculo” de perversão sexual.

No Rio de Janeiro, conhecida por ser a cidade do carnaval (e também a cidade da violência), turistas de todos os estados do Brasil e do mundo, se envolvem nesse jogo de sedução e de sexo fácil. O turismo sexual tem motivado inúmeros de estrangeiros a se relacionarem com mulheres e até com meninas brasileiras em troca de dinheiro. Não é à toa que os estrangeiros associam o Brasil como o país da prostituição.

O Cristão e o carnaval

O cristão ao contrário do que se pensa, tem outra forma de “comemorar” o carnaval. Para fugir da folia que toma conta as ruas, Igrejas evangélicas realizam retiros espirituais. Nos retiros, é comum a presença de todas as faixas de idade juntas em um só objetivo: louvar e adorar o nome de Deus.

“A diferença principal do carnaval do cristão com o secular, já é a quem o tempo é dedicado. O nosso é um retiro espiritual, que tem seus momentos de lazer, mas é um momento principalmente de buscar a Deus e até pedir que Ele tenha misericórdia dos que estão se perdendo pelo mundo nessa época de tanta folia. O carnaval do mundo é completamente dedicado ao próprio umbigo. É o folião que quer ter prazer ao extremo, o empresário que quer vender muito... assim por diante...dizem que é cultura. Uma cultura sempre tem saldos negativos no final”, afirmou Kleidiane Nogueira, da Assembléia de Deus Pio XII, em Teresina, no Piauí.

Os retiros geralmente costumam ser realizados em sítios afastados da cidade e reúnem centenas de pessoas. Além de muito louvor, adoração, estudos e pregação da palavra de Deus, os cristãos também se divertem com brincadeiras, gincanas, além de ser uma ótima oportunidade de se conhecer gente nova e até mesmo, de encontrar um grande amor.

“O retiro é uma ótima opção para quem quer fugir da folia do Carnaval, desde que seja realmente espiritual. Em um retiro tem muita novidade, como por exemplo: testemunhos, estudos sobre as verdades bíblicas, conscientização dos perigos do mundo com palestras interessantes e atrativas”, disse a adventista Marinalva de Macêdo, que já participa de retiros espirituais desde criança.

Francisco das Chagas Silva, da Igreja Cristã Evangélica em Teresina organiza retiros espirituais há 22 anos. Ele esclareceu que para um retiro realmente abençoado, há alguns desafios. “Primeiramente temos que ter um local bastante agradável. Hoje as pessoas não querem mais sair de suas casas para ficarem em situações precárias. Aquela idéia de acampamento com barracas, redes debaixo de árvores ou varandas estão realmente saturadas. As pessoas hoje preferem acomodações mais modernas como hotéis e sítios. Depois temos q observar a questão de taxas, pois a alimentação também é outro fator que interessa muito aos jovens e somos bastante cobrados por isso. Mas entendo que a principal preocupação de todos deveria ser prioritariamente, a observação da palavra de Deus e os ensinamentos que possam estar sendo mostrados como algo que nós realmente devemos priorizar”, enfatizou.

Para Francisco das Chagas Silva, o retiro é um instrumento eficaz de afastar os jovens de festas mundanas, mas segundo ele, há alguns pontos a serem observados. “Tudo depende do espírito de cada um. Se você vai ao retiro com a finalidade de adorar a Deus, é ótimo e ele será abençoado, mas se o jovem vai para o retiro com o pensamento ligado nas coisas externas e mundanas, ele certamente não será abençoado”.

Visite o blog da autora: http://eutenhoamarcadecristo.blogspot.com/
Postado por Sammis Reachers às 01:10 0 comentários
Marcadores: apologética, artigos, carnaval
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
CADA UM VEJA COMO EDIFICA A IGREJA...
Russel P. Shedd

I Coríntios Capítulos 3 e 4

Desde os tempos de Paulo até hoje, a má compreensão da verdade do evangelho tem provocado divisões.

Muitos crentes hoje em dia se ufanam por pertencerem a certas correntes de opinião dentro da sua igreja, quando a própria existência de tais correntes diversificadas e opostas é vergonha e desgraça para a Igreja.

É o que ocorria com a igreja de Corinto. Esta, privilegiada pelos pregadores mais notórios existentes, o apóstolo Paulo, Apoio (homem eloqüente e poderoso nas Escrituras, instruído no Senhor, sendo fervoroso de Espírito. . . Atos 18:24) e possivelmente o apóstolo Pedro.

Parece-nos, que Paulo percebeu nos coríntios,uma má compreensão do que seja um obreiro e seu trabalho. Então o apóstolo pergunta: - Quem é Paulo? Quem é Apoio? (3:5). A resposta segue: "Servos por meio de quem crestes".

Portanto, a primeira palavra usada por Paulo para descrever quem é um obreiro é a palavra SERVO, no original diakonos. Lembremos que diácono originalmente significava garçom. O ministério é uma diakonia. Ao usar esta palavra - diácono, para descrever o ministério, ele está pensando no contraste entre o dono da casa ou restaurante e o garçom que serve "apenas servos pelos quais crestes" - apenas diáconos. Isto fica mais nítido quando acrescenta: "Eu plantei" (servi plantando), "Apoio regou", mas o crescimento é Deus quem dá.

A posição de diáconos como Ministros, leva-nos a uma atitude humilde quanto a nossa importância diante do trabalho.

A obra de Deus não depende de mim, a obra de Deus depende d'Ele. Jesus também falou nestes termos. A seara é grande, está muito necessitada, rogai ao Senhor da Seara para que contrate mais trabalhadores. . . O dono é quem pode contratar os obreiros. Paulo jamais teria pensado em sair a pregar o Evangelho, se não tivesse sido chamado e enviado por Jesus: "- Separai a Barnabé e a Saulo para a obra que lhes tenho chamado".. . Cabe-nos o privilégio de orar para que Deus mande obreiros. Nunca mandar a ninguém já que somos apenas empregados DISPENSÁVEIS a qualquer momento. O primeiro ensinamento de Paulo aqui sobre o ministério é: O ministro não é indispensável.

"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus" (v. 9). A segunda palavra que ele usa para descrever os obreiros no ministério é: COOPERADORES. Cooperador é a pessoa que trabalha junto com Deus, ao lado de Deus. Aqui o apóstolo é a pessoa que representa aquele que o enviou. Paulo está dizendo: Nós somos representantes de Deus aqui na terra. Deus nos dá o privilégio de ministrar, de administrar o próprio ministério de Jesus. É como se Cristo estivesse falando, já que falamos em nome d'Ele. Observando bem, como cooperadores de Deus já não aparece o aspecto de DISPENSABILIDADE para ressaltar o aspecto da DISPONIBILIDADE.

Todos conhecemos este tipo de pessoa que faz muitas obras diferentes ao mesmo tempo. Ele simplesmente coloca uma pessoa em cada lugar necessário e se faz representar em cada uma delas. De modo que ele mesmo não está lá, mas a sua presença se mostra naqueles que o estão representando.

Então, vivendo em Corinto ou em Éfeso, onde quer que Paulo se encontre, ele está representando Deus. COOPERADOR implica em DISPONIBILIDADE para ficar no lugar de Deus.

Nos versículos 6-8 quando Paulo chama a atenção no singular, "eu plantei, Apoio regou", fica clara a dispensabilidade deles. Eles não são nada, porque Deus pode substituí-los a qualquer instante. Daqui há alguns anos o próprio Paulo estará morto em Roma e outro tomará o seu lugar. Com Apoio já tinha acontecido isto pois ele já havia saído de Corinto. Mas quando Paulo fala de COOPERADORES ele não o faz no singular e sim no plural e parece devolver maior importância aos ministros. Paulo não diz: apenas eu sou representante de Deus e vocês não, mas afirma: somos cooperadores, devolvendo o equilíbrio entre o não ser nada (diácono dispensável) e ser cooperadores (representantes de Deus).

"Segundo a graça que me foi dada lancei o fundamento como prudente construtor e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica" (3:10). A terceira palavra usada é CONSTRUTOR, notando a ênfase sobre o SÁBIO construtor (gresophon-arquitecton). Há uma diferença fundamental entre o diácono e o cooperador-construtor. O diácono que serve plantado, lança a semente e o resultado há sempre de ser o mesmo:pessoas salvas. O fato da planta crescer ou não, depende de Deus. No entanto, no caso do construtor, ele tem a liberdade de escolher qual material vai usar e a forma em que vai construir.

A ênfase aqui sobre a liberdade do trabalho é muito importante. Porque se uma pessoa constrói bem, escolhendo criteriosamente o seu material, usando qualidade de trabalho de primeira, e não de segunda ou de terceira, obterá melhor resultado do que aquele que simplesmente não se importa, que vai adaptando a construção conforme sua própria vontade.
Será que percebemos que no caso da lavoura ou da colocação do fundamento não há problema? O fundamento é Jesus Cristo. A semente também é Jesus. Porém esta palavra, SÁBIO CONSTRUTOR, arquiteto, é aquele que com sabedoria acompanha o projeto seguindo cuidadosamente a intenção do dono do prédio em vez de acrescentar suas próprias idéias. O construtor que faz suas modificações, alterando o lugar de uma janela, estreitando ou alargando a porta, demonstra não ser um sábio construtor.

Sabemos que o homem pode até colocar outro fundamento ou edificar no ar. Os muçulmanos já lançaram outro fundamento: Maomé, e não Cristo. Os mórmons também: Joseph Smith. Sábio é aquele que apesar da possibilidade de escolha, escolhe o melhor material para edificar exatamente como projetado pelo dono. Deus não vai interferir, apesar de ser Sua igreja que está se construindo. Agora cuidado! Aqui registra-se uma advertência: cuidado porque quando percebemos que temos escolha, também há pagamento e galardões.

Há um modelo claro estabelecido por Deus para Sua igreja, Ele quer uma igreja onde todos os membros sejam como Jesus.

Romanos 8:29, nos fala de pessoas predestinadas para serem conforme a imagem de Jesus. Com o mesmo amor que Ele tem, a mesma compaixão, a mesma doutrina, o mesmo amor ao Pai, etc. . . Tudo deve ser igualzinho a Jesus Cristo. E vem a observação: "Mas cada um veja como edifica sobre ele", sabendo que há duas maneiras de construir, com ouro, prata e pedras preciosas ou com madeira, feno e palha.

Então precisamos trabalhar com pessoas realmente transformadas por Jesus. É interessante que madeira, palha, feno e brilhante são da mesma substância: carbono. A diferença é que o brilhante passou por uma série de tribulações que a madeira, feno e palha não passaram.
O ministério de qualidade é o que é eternamente bom. Esse é como o brilhante, passa pela pressão, pelo fogo e fica ainda mais genuíno.

O texto nos diz que no dia do fogo, se a obra é eterna permanecerá e receberá galardão, senão será destruída. Nosso trabalho será julgado e provado pelo fogo. Por isso aquele que quer edificar bem, escolhe qualidade, escolhe pessoas que Deus tem treinado através da sua disciplina e certamente receberá galardão por ter escolhido com sabedoria e permanência.
"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus". (4:1)

A quarta palavra usada, MINISTRO, no original üpereta, literalmente traduzida significa subordinado e, etimologicamente, significa aqueles homens lá no porão do navio remando. Aqueles que se encontram embaixo dos pés dos outros. Aliás, a própria palavra significa isto: aqueles que estão embaixo dos remadores, a última fila dos remadores. O apóstolo Paulo diz: nós somos ûperetas, somos os subordinados de Cristo. É outra maneira de dizer que somos escravos de Cristo, garçons. Não somos donos de nada, somos simplesmente os que remam, normalmente os escravos de última posição.

A palavra ministro hoje em dia perdeu este significado e já não tem a conotação de uma pessoa que serve. Isto porque muitos ministros têm esquecido da humildade, caso contrário, a palavra não mudaria tanto de significado. Muitas vezes, o ministro tem se auto-denominado escravo, mas não se parece com um. O diácono não se parece com um garçom e sim com o dono do restaurante.

A quinta palavra usada para descrever os obreiros no ministério é DISPENSEIROS dos mistérios de Deus. A palavra no original é oikonomos que significa mordomo, isto é, a pessoa responsável pelo bem estar dos outros escravos na casa, dos outros trabalhadores.

Jesus falou sobre isto em Lucas 16:10 na parábola do administrador infiel ou do mordomo injusto. A idéia aqui é de uma pessoa que tem alguma coisa para dar e não a dá. O dispenseiro é o que tem a chave da dispensa, pega o que há de melhor para distribuir para as pessoas indicadas. É justamente José na casa de Potifar. José entendia a sua posição, tinha tudo a sua disposição: terra, conta bancária, prestígio, dinheiro. Parece-me que hoje muitos dos ministros não têm esta preocupação, dispensar o que há de melhor e ficam a oferecer futilidades para sua igreja.

A qualidade essencial do dispenseiro é a fidelidade. Gastar como o Dono quer tudo o que foi colocado à nossa disposição.

A última palavra que Paulo usa para descrever o obreiro é PAI, demonstrando que ele não queria envergonhar ninguém. "Não vos escrevo estas cousas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados"(4:14)

Paulo passa a descrever a função do Pai, seu ministério e responsabilidade. A principal característica do Pai é transmitir vida ao filho. É admoestar em amor. O pai sempre tenta transmitir a sua experiência ao filho. O caminho que o meu filho agora trilha eu já trilhei, você agora está no mesmo ponto que eu passei um tempo atrás. . . já tive também de fazer escolhas. . . O professor ensinava sabedoria geral e o Pai ensina a sabedoria particular. É por isso que ele é o exemplo em contraste com o professor, sua vida está em jogo. A idéia de Pai que admoesta aos filhos implica também em castigo. O pai ama e castiga. Se você transmitir vida, transmitirá também as realidades da vida. A nossa vida é uma vida de escolhas e as escolhas erradas trazem sofrimentos. De certa forma ele representa Deus novamente. É Deus quem nos gera, ama e disciplina.

Notemos que Paulo usa uma palavra que descreve o Ministro numa posição bem baixa e outra que eleva o ministro. Assim ele começa mostrando-nos o Ministro como diácono (garçom), depois como Cooperador de Deus, em seguida como Sábio Construtor, Ministro (üpereta ou escravo), Dispenseiro e finalmente como Pai. Por que ele faz isto? Por que num instante eleva o obreiro e em seguida o rebaixa? Para mostrar responsabilidade por um lado e humildade por outro.

Estamos certos de que este texto nos fala dos privilégios do ministro de Deus, mas ressaltando sempre a nossa responsabilidade e humildade.
A grande Babilónia e o sistema pecaminoso do mundo.
será destruido o sistema e todos os que fazem parte do sistema pecaminiso, se voçe quiser se salvar tem que sair do sistema do pecado.
(Apocalipse 18:1) - E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
(Apocalipse 18:2) - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável.
(Apocalipse 18:3) - Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
(Apocalipse 18:4) - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
(Apocalipse 18:5) - Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

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